quarta-feira, 20 de maio de 2015

Aqui nasceu Portugal # Guimarães #

Convento de Santo António dos Capuchos & Jardins do Castelo

Reza a História que aqui nasceu Portugal. Em Guimarães, cidade que cresceu à volta do Castelo, estrategicamente construído no ponto mais alto da colina. Foi aqui que nasceu o primeiro rei de Portugal. E que ainda criança, D. Afonso Henriques, terá sido batizado, na Igreja de São Miguel, a escassos metros do Castelo.
Mas não foi o Castelo que nos demorou. Há pouco que ver, ali, ainda que os jardins da Colina Sagrada convidem a uma pausa, antes de descer ao burgo, e que tanto o Paço dos Duques, construção que remonta ao século XV como o Convento de Santo António dos Capuchos, espaço museológico da Santa Casa da Misercórdia de Guimarães, mereçam uma visita.

Paço dos Duques

Foi o burgo que nos enamorou. Com as suas ruelas estreitas. Tranquilas. Com as suas praças amplas. Repletas de luz e de gente. Emolduradas pelo casario, em grande parte adaptado ao comércio tradicional e à restauração. Com as suas varandas. Floridas. Oh que coisa mais linda! Tão genuína. Tão nossa. Com os seus edifícios históricos. Monumentos. E museus.

 Padrão do Salado, no Largo da Oliveira, mandado construir, em 1340, por D. Afonso IV, aquando da vitória na Batalha do Salado. & Igreja Nossa Senhora da Oliveira.

Domus Municipalis ( antigos paços do município)


Museu de Alberto Sampaio, considerado por José Saramago como um dos mais bonitos por onde passou.


E a gastronomia. A vitela com batatas assadas no forno que nos serviram na Cervejaria de Guimarães, no Largo João Franco. E o doces da Divina Gula. Trazem-me água à boca, as memórias.

Cervejaria Guimarães, Largo João Franco

Divina Gula, Rua de Santa Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário