segunda-feira, 4 de maio de 2015

Mercado do Bom Sucesso # Porto #

Mercado do Bom Sucesso, Porto
Era dos poucos espaços que ainda não conhecia nesta cidade, que é cada vez mais minha. O pretexto da aproximação da hora de almoço serviu, perfeitamente, para ir dar uma espreitadela e provar algumas das iguarias que por ali encontrámos. 
O gourmet e o artesanal andam de mãos dadas, numa tentativa, bem conseguida, de cruzar o passado, o presente e o futuro num só espaço. Já não se ouvem os pregões de antigamente, mas as frutas e os legumes, a carne e o peixe, a mercearia e as flores ainda têm o seu cantinho.
O mercado de frescos está reduzido a um pequeno nicho, mas em compensação a oferta gastronómica é riquíssima -- dos sabores tipicamente portugueses, à comida japonesa, às pizzas na pedra,  de origem italiana,  à doçaria francesa. Há muito por onde escolher.
Cheirava a caldo verde, acabado de fazer. E a canja de galinha, feita com os miúdos. A presunto e a queijo. A massa fresca. A pão quente e a sumos de fruta. Havia um bulício tranquilo há volta das barraquinhas. Famílias à mesa com a pequenada. Gente à procura de uma mimo para alguém especial. Gente que, tal como eu, não resiste aos doces da Algo by Colonial, propriedade do chefe Francisco Gomes.
A riqueza gastronómica só por si justifica uma visita, mas, para os amantes da diferença, o que mais impressiona é o conceito do edifício -- a harmonia entre o familiar e o urbano, entre o intimista e o cosmopolita, entre a tradição do chocolate artesanal e a sensualidade dos sabores asiáticos.
E, desengane-se se pensa que a oferta do Mercado do Bom Sucesso se esgota à mesa. Também há cultura. Concertos. Fado. Teatro e livros. Workshops. E para completar um café muito original, cujo brunch foi eleito um dos melhores da cidade. Mas do Urban Cicle Café falo-vos um dia destes.



Algo by Colonial

Algo by Colonial, by Francisco Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário