quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Chegou o Outono # abriu a época da gula #


Parque Dr. Manuel Braga, Coimbra # by Telmo Santos #

Chegou o Outono. Madrugou. Pouco passava das oito horas, quando o locutor da rádio anunciou o início do Equinócio, que marca a altura em que o Sol se afasta do Hemisfério Norte.
Há Sol, ainda. Mas as temperaturas estão mais amenas. Faz frio à noite. Há quem não tarde a acender a lareira. E a abrir a época das castanhas. Já cheira!!! Mas, também há quem se guarde para o São Martinho. "Pelo São Martinho comem-se as castanhas prova-se o vinho", já dizia o meu avô.
Chegou o Outono. E de doirado vestiu os dias. Os jardins. Os trilhos. E as praças. Sabem que é altura de partir, as aves migratórias. E de voltar à escola os meninos.
Chegou o Outono. Abriu a época das vindimas. E das colheitas. É tempo de ceifar o arroz e o milho. É grande a azáfama. A azeitona amadurece, vagarosamente. Novembro é o mês da apanha. 
Chegou o Outono. Abriu a época da gula!!! Das maçãs assadas ou cozidas com açúcar e canela. Dos bolos de noz. Das broínhas de abóbora. Dos frutos secos. Dos figos pingo mel. Dos dióspiros, comem-se à colherada. Da marmelada e da geleia de marmelo. Das compotas caseiras, fervidas em lume brando durante longas horas. E dos licores. Apanham-se as romãs e os medronhos. Adicionam-se umas colheradas de açúcar amarelo e de aguardente et voilã temos licores caseiros para as noites de Inverno. Que se adivinham geladas. E longas à volta da lareira. 

Campos do Mondego # arrozais #

Serra da Lousã






























Nenhum comentário:

Postar um comentário