segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Doçaria Conventual de Tentúgal


Doçaria Conventual by Maria Helena Soares.

"Tentúgal toda a rir de casas brancas. A linda aldeia. Venho cá todos os meses. E contrariado vou de todas as vezes. Vou ao convento visitar a linda freira. Nunca lhe falo, talvez hoje a vez primeira. 
Vou comprar um pastelinho, que eu bem sei, que dentro trará um bilhetinho, isto sonhei. Assim o pastelinho, ó ventura sonhada, tem de recheio o coração da minha amada.
Abro o envelope ideal.  Vamos a ver Traz? Não... Regresso a Coimbra só com o meu coração. "[ António Nobre]

Era dia de roda do convento. Várias havia. A mais doce à aldeia trazia estudantes e poetas de Coimbra. Enamorados das noviças e dos pastelinhos. A receita da bondade de uma irmã Carmelita nasceu.
Era Natal. Época de presentear. As crianças, principalmente. A doçaria era o melhor que as Carmelitas tinham para oferecer. Conhecidos são os dotes culinários destas senhoras. E a arte de misturar ovos, açúcar e farinha. Experimentou, pois, a irmã rechear uma massa muito fina com doce de ovos. Uma massa pobre. Com a espessura de uma folha de papel vegetal. Et voilá. Do forno saíam os primeiros Pastéis de Tentúgal.
A aldeia fez-se vila. De doces tradições. Que das freiras se herdaram. Do Convento de Nossa Senhora da Natividade, saíram as receitas.  Dos Pastéis, e não só. Que divinais são também as Queijadas. As Barrigas de Freira. Os Papos de Anjo. As Maminhas de Noviça. E tantas outras iguarias.
Foram entregues a famílias abastadas. Meteram as mãos na massa, as moças. Passaram-se os segredos de geração em geração. Criaram-se negócios familiares à volta da doçaria conventual. Que perduram, hoje, ainda, para nosso deleite.


E os melhores doces conventuais de Tentúgal comem-se.....


Na Maria Helena Soares, no centro do vila de Tentúgal. Excelência é a palavra de ordem no que toca à qualidade dos produtos. Os melhores entre os melhores. 

 No Afonso, na Rua General Humberto Delgado, em Coimbra  ou  na casa mãe ( Afonso) na Nacional 111.

No Monte de Carmelo, na Nacional 111. E as especialidades são... Surpresa. Adoro a confeitaria.

Na Pousadinha, a última confeitaria que encontra no sentido Coimbra/ Figueira da Foz (Nacional 111), antes de Montemor-o-Velho. Há mil e um doces. O difícil é mesmo escolher.

UM PECADO! Comem-se na Pousadinha.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário