sábado, 17 de outubro de 2015

Rapazes, voltei à cozinha!

para a sobremesa, Pavlova

Tomei-lhe o gosto, ou melhor cansei-me das iguarias que a Chef, cá de casa, costuma servir ao jantar. Dizem que os homens se conquistam pelo estômago. Bem, não foi o caso. Atrevo-me a dizer que se o velho ditado se aplicasse à letra, ela dava uma bela tia.
A minha Estrela Michelin saiu para um workshop de chocolate. Meteu na cabeça oferecer bombons artesanais no Natal, à família. Espero não estar incluído na lista dos felizes contemplados. Bem, vou preparar o jantar!
Optei pelo peixe. Salmão, para ser mais preciso. É saudável, fácil de cozinhar e é um dos peixes preferidos dela. Dei um salto ao Cabaré do Goucha, antes de me agarrar às panelas. O gato está olhar para mim com um ar desconfiado. Calma rapaz!!!!
Vou fazer Salmão em crosta de broa de milho amarelo. E acompanhar com legumes salteados. São a minha especialidade, ou melhor há alguém que não saiba saltear legumes?
Ralei a broa e reguei-a suavemente com azeite. Numa frigideira anti-aderente, aqueci um fio de azeite. Coloquei o salmão na frigideira. Temperei com sal e pimenta. Cobri com a broa e deixei cozinhar, durante alguns minutos. Agora vai ao forno até a broa ficar dourada e estaladiça. 
Vou fazer também uma Pavlova. Não me apetecem chocolates, à sobremesa!!! Dizem que o doce foi criado em homenagem a uma bailarina russa, Ana Pavlova. Vou precisar de 6 claras, açúcar em pó, natas, raspa de limão, e frutos vermelhos. Começo pelo merengue, a base do doce. Bato as claras. Acrescento-lhe 250g de açúcar em pó, sem parar de bater, até obter um merengue duro. Forro um tabuleiro com papel vegetal. Disponho o merengue, regularmente, e levo ao forno, pré-aquecido a 150 graus, durante uma hora. 
Enquanto o merengue está no forno, preparo o recheio. Bato as natas com 150g de açúcar em pó e as raspas de limão, até obter um chantily. O segredo é casar um merengue crocante com um recheio cremoso. O merengue deve arrefecer no forno para não perder volume. Quando arrefecer cubro-o com o chantily. Decoro com frutos vermelhos e viro as costas à cozinha. Bem, talvez não fosse má ideia arrumá-la!!! E pôr a mesa. Que, hoje, quero-a ainda mais bonita.


                                                                                   para a princesa, com amor
                                                                                           # o tripeiro #















Nenhum comentário:

Postar um comentário