terça-feira, 13 de outubro de 2015

The World of Discoveries #


The World of Discoveries, Adamastor.

 Três vezes do leme as mãos ergueu.
 Três vezes ao leme as mãos reprendeu.
 E disse no fim de tremer três vezes:
 "Aqui ao leme, sou mais do que eu.
Sou um povo que quer o mar que é teu.
E mais que o mostrengo, que me a alma teme.
E roda nas trevas do fim do mundo.
Manda a vontade, que me ata ao leme
 D' El Rei D. João II.
              
                                                              Fernando Pessoa, Mensagem

Pedagógico. Interativo. E divertido. Pensado para as famílias e para as escolas. Abriu ao público em 2014. Fica no Porto, na zona ribeirinha, mesmo em frente à Alfândega. Ocupa um área de cinco mil metros quadrados, onde outrora foram construídas três das naus da armada de Vasco da Gama. É um local com História, por herança. E é a História de Portugal que tem para contar, o museu. A História da Epopeia Lusitana: os Descobrimentos. Sejam bem-vindos ao The World of Discoveries. E à aventura que mudou o mundo. A viagem faz-se numa hora, e começa pela mão do Infante, obviamente. 


Somos recebidos por gente trajando à época quinhentista. Navegadores, com a História na ponta da língua. A primeira e segunda salas do museu estão ocupadas com exposições, devidamente documentadas. A visita começa com uma mostra da evolução da nau portuguesa e dos instrumentos de navegação utilizados na altura. Sobre os navegadores e a vida a bordo do navio, há informação detalhada na segunda sala, particularmente interactiva.

Exposição de naus no The World of Discoveries.


 E, agora, que estamos devidamente preparados, embarquemos! A terceira sala recria o interior de uma nau portuguesa, à escala real. E uma oficina de construção naval.


























Com os marinheiros a bordo, razão não há que nos prenda, ainda, em terra. Partimos do Porto, em direção a Sul, passando por Lisboa, donde saiu a armada com destino à Índia, chegando a Ceuta. Ceuta é nossa, adiante, homens! É o temível Adamastor que nos faz frente. Das trevas surge a luz, e a viagem continua,  à volta do mundo. Que outrora dos portugueses, foi.
O parque temático está dividido em vinte áreas. A viagem faz-se de barco,  e demora cerca de trinta minutos.






Dada a volta ao mundo, fomos à Sphera Mundi, a loja do museu. É também ela um mundo. Pedagógico, divertido e guloso. Comprámos chocolate. Das embalagens fazem-se postais.  No piso superior,  há um restaurante trajado à época, também. Que por aqui nada é deixado ao acaso. É recomendável reservar mesa, se quiser desfrutar de uma refeição com História. 
 Boa viagem!









Nenhum comentário:

Postar um comentário