sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Amores da Curia # receita para um fim-de-semana doce e apaixonado #

Amores da Curia by Chef Valdemar Onofre

 E as minhas andanças pela Bairrada terminaram, obviamente, sentada à mesa a degustar um delicado e quase esquecido pastel com raízes na região. Foi o Chef Valdemar que me falou destes pastéis, "marca de um tempo onde o romantismo e a belle époque caracterizavam as vivências sociais e a arquitetura da Curia, os Amores da Curia são pastéis de massa folhada finíssima recheados com ovos moles e polvilhados com açúcar pilé. Tem origem na criatividade de uma alemã, Emilia Wissmann, que procurou desenvolver um doce sofisticado para contentamento dos clientes que pernoitavam no Palace  da Curia, no Grande Hotel da Curia e Palace Hotel do Buçaco, tal como para os visitantes do Parque e das Termas da Curia. Os pastéis faziam as delicias dos casais de namorados, que na época, durante os passeios românticos os consumiam ao lanche." E assim se batizaram os pastelinhos de Amores da Curia.
Não sabemos dizer-lhe onde pode comprar os pastelinhos, que eram originalmente quadrados, mas para não se ficar pela água na boca, partilhamos consigo a receita.

 Amores da Curia, como fazer  

Levam-se ao lume 2 dl de água com 500 gramas de açúcar. um pau de canela e umas gotinhas de essência de baunilha. Deixa-se ferver durante 4 a 5 minutos. Retira-se do lume e deixa-se arrefecer. Depois, com a ajuda de uma vara, juntam-se 8 gemas, previamente mexidas. E leva-se novamente ao lume para engrossar.
Estende-se 1 kg de massa folhada, e com a ajuda de um corta-massas, cortam-se corações com meio centímetro de espessura. Coloca-se a massa num tabuleiro, polvilhado com farinha, e leva-se ao forno, pré-aquecido a 180 graus, durante 20 minutos.
Já frios, abrem-se, recheiam-se com os ovos moles, preparados anteriormente, e polvilham-se com açúcar em pó [pincele os pastéis com clara de ovo para melhorar a aderência do açúcar].



  Um doce e apaixonado fim-de-semana, para si.








Nenhum comentário:

Postar um comentário