sábado, 21 de novembro de 2015

Barrigas de Freira # o meu doce conventual preferido #


Já não é novidade, nestes dias mais escuros gosto de ir para a cozinha. Lembraram-me as Barrigas de Freira, a propósito da XVII Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais, que decorre este fim-de-semana no Mosteiro de Alcobaça. A receita, à base de ovos, açúcar e amêndoa, saiu do Convento de Nossa Senhora do Carmo, tal como a receita dos Pasteis e das Queijadas de Tentúgal. E, era para mim um segredo, até hoje.

Barrigas de Freira, a receita
para a massa
500gr farinha, 250gr manteiga, 40gr de açúcar
2 ovos, raspa de limão [q.b]
para o recheio
9 ovos + 9 gemas
700gr de açúcar, 150gr amêndoa torrada
2,5 dl de água
baunilha [q.b], pau de canela

Confeção
Comece pela massa. Derreta a manteiga, adiciona-lhe os restantes ingredientes e amasse. Deixe repousar, enquanto prepara o recheio. Leve a água ao lume com o o açúcar, a baunilha e o pau de canela até obter o ponto pérola [nesse momento desligue o lume]. Mexa os ovos com a ajuda de umas varas e junte-os à calda de açúcar, cuidadosamente para os ovos não cozerem. Junte-os em fio, muito lentamente, e mexa com as varas à medida que vai fazendo a mistura. Adicione a amêndoa, previamente torrada. Ligue o lume e deixe engrossar.
Estenda a massa. Recheie. Feche. E corte em meias luas. Pincele com ovo batido e polvilhe com amêndoa. Leve ao forno durante 10 minutos, a 180 graus.

                                 





Nenhum comentário:

Postar um comentário