quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Curia # boa cama boa mesa #

Parque do Hotel das Termas da Curia, Rota da Bairrada.

O acesso à aldeia faz-se através de uma via de traçado românico, calcetada e emoldurada por duas fileiras de árvores de grande porte. Os romanos batizaram-na de Aqua Curiva, conhecidas eram já as propriedades terapêuticas das suas águas de natureza sulfatada cálcica e magnesiana. 
A estância termal da Cúria é uma das mais antigas do país. A aldeia parece parada no tempo; consideração que a visão da antiga estação de comboios vem confirmar. Os comboios que ainda ali param são poucos e os passageiros ainda menos. Aproxima-se uma senhora de ar distinto. Chique a valer, diria o Ega. É francesa, confirmo-o no sotaque. Acabou de chegar. Nem de propósito! A Cúria parece-me cada vez mais saída de um filme de época.



No belíssimo átrio da estação, revestido com azulejaria portuguesa, obra de Jorge Barradas, onde estão representadas cenas típicas da região, funciona atualmente o Espaço Bairrada, sede da Rota da Bairrada. Há uma exposição permanente de produtos regionais, da doçaria aos espumantes, aos vinhos e ao artesanato; e é a partir dali que os turistas são muitas vezes encaminhados para os restaurantes e para as adegas. Que a Curia, no concelho da Anadia, fica pertinho da Mealhada, capital do Leitão à Bairrada. E, que pouco mais há por ali além de bons hotéis, dedicados ao termalismo, e de bons restaurantes.

Estação de comboios da Curia.

Espaço Bairrada.

A Curia é o destino perfeito para quem procura alguns dias de descanso e tranquilidade acompanhados de uma mesa farta. Mas, voltemos à estação de comboios e ao ambiente que a envolve, nesta tarde de Outono. Dizia eu que parece saída de um filme de época, a aldeia, opinião que a arquitectura dos hotéis, ao estilo Arte Nova, que envolvem a praça central vem corroborar.

Curia Palace Hotel.

Hotel das Termas

As portas do Parque da Cúria, onde está inserido o Hotel das Termas, estão abertas tanto aos hóspedes como aos turistas que podem usufruir dos espaços ajardinados, do bosque e do campo de golf. Ali ao lado o Curia Palace Hotel tem um ar bastante mais privativo, só os hóspedes podem circular pelos jardins do hotel. Tanto um como outro são hotéis dedicados à saúde, ao termalismo, e ao relaxamento, e o ambiente que os envolve não poderia ser mais propício.
Há quem, como eu, se dedique à leitura. Outros preferem passear, ou tomar uma bebida quente, na casa de chá. Há quem namorisque. E há os que simplesmente não fazem nada, vieram para descansar. A água dos lagos parece adormecida, ao contrário do que acontece nos dias de Verão, em que é possível andar de barco. Aliás toda a natureza parece comungar da dormência usual dos dias de Outono.












Nenhum comentário:

Postar um comentário