domingo, 8 de novembro de 2015

Hallstatt # mas que lugar mais lindo mais cheio de graça #

Hallstatt, ou o lugar do sal, em português, a pequena aldeia, cravada entre as montanhas e o lago Hallstatter See, parece saída de um conto de fadas. Fica na Áustria, na região dos lagos também conhecida como Salzkammergut.

Não tarda chega o Inverno. O branco da neve substituirá os tons doirados e avermelhados próprios do Outono. Rouba muitas vezes o protagonismo à História, a paisagem. Que ora de verde, ora de branco nos enche os olhos.

A aldeia é pequena. O mapa é perfeitamente dispensável. Um dia é suficiente para explorar o povoado. Há hotéis e alguns restaurantes, que em regra fecham muito cedo. Há também um museu de História. E um ossário, onde estão alojados os crânios dos residentes.

A Central Square Marktplatz [praça central] é encantadora. Encontrámos na praça, o famoso Seehotel Gruner Baum que hospedou Sissi, a imperatriz austríaca.



Fez-se da aldeia postal a Evangelische Kirche Hallstatt. Pequena e charmosa na sua simplicidade. Não é a única igreja de Hallstatt. Parish of the Assumption, ao estilo gótico, é a igreja católica da aldeia.

E depois de percorrer as ruelas, e de visitar os monumentos, suba a montanha. A 855 metros de altitude a vista é fabulosa e aí que se encontra a mais antiga mina de sal do mundo, que data do ano 5000 A.C.

Fica nas entranhas da montanha. O túnel parece não ter fim. A visita é guiada e acompanha de explicações sobre a História do local.




Nenhum comentário:

Postar um comentário