segunda-feira, 16 de novembro de 2015

No Porto # da Ribeira aos Aliados #


Avenida dos Aliados

Saí da Ribeira, depois do almoço, na companhia de um magnífico Sol de Inverno que banhava o rio, as casas, as ruas e os rostos. Subi uma das ruelas que conduzem à Praça do Infante D. Henrique, o homem que deu a conhecer novos mundos ao mundo. O comandante da armada que partiu à conquista de Ceuta. O comandante da grande epopeia lusitana, os descobrimentos. Por tais feitos lhe prestou a cidade homenagem. E construída foi a praça. E uma grande estátua, no centro da praça.

Ribeira & Muro dos Bacalhoeiros

Praça do Infante D. Henrique & Mercado Ferreira Borges [ edifício vermelho em ferro]

Palácio da Bolsa

Na Praça, emoldurando-a, o Mercado Ferreira Borges e Palácio da Bolsa, sede da Associação Comercial do Porto. O edifício, ao estilo neoclássico, remonta a 1842, as atenções rouba-as o salão árabe. Havemos de o visitar, outro dia. Que, os dias são, agora, bem mais curtos e daqui ao coração da baixa ainda há muito que ver; a começar pela Rua das Flores, uma das mais movimentadas da cidade, onde se multiplicam as boas casas de petiscos e de chocolates.
Contento-me com o passeio, esta tarde. Contento-me em olhar as montras, vestidas com as cores da estação. A rua leva-me ao largo da Estação de São Bento donde se avista a Sé Catedral do Porto.
Cheguei ao coração da cidade! Estou a escassos metros da histórica Avenida dos Aliados e da rua mais comercial do Porto, Santa Catarina. A Avenida é feita de História. Não há edifício que não a tenha para contar, a começar pelo Palácio das Cardosas, recuperado e transformado num luxuoso hotel. No rés-do-chão do hotel existem algumas lojas dedicadas ao comércio de luxo e um restaurante, elegante. Nas traseiras uma praça, a Praça das Cardosas, onde se realiza, ocasionalmente, um Urban Market. E onde se vendem uns patês deliciosos, os Bernardo's.

Avenida dos Aliados

Urban Market, Praça das Cardosas.

"Todos os caminhos vão dar a Roma", parece-me que o provérbio assenta bem à Avenida dos Aliados. Que é aqui que se chega. E, daqui que se parte; são muitas as ruelas que sobem e descem a partir da Avenida, como é o caso da Rua Passos Manuel, onde encontramos a AmoreFrato e a Leitaria da Baixa, duas lojas muito doces.








Nenhum comentário:

Postar um comentário