quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Madeira

Porto Moniz # piscinas naturais #

 A Madeira é um dos destinos turísticos mais procurados. A Catarina é agente de viagens e foi conhecer a ilha. Viajou com a Transavia, mas tanto a Ryanair como a TAP disponibilizam voos para o Funchal. Ficou hospedada num hotel de quatro estrelas, a cerca de 10 minutos a pé do centro, mas " há ótimas opções no centro da cidade, para os mais preguiçosos. Além disso é muito fácil deslocarmo-nos na ilha, há visitas guiadas com transporte incluído, autocarros turísticos e táxis."

Onde ir e o que visitar na ilha?

"Há quem pense que a Madeira se resume ao Funchal. Não é verdade. Mas comecemos pela cidade. Visite a Sé Catedral, que fica na avenida mais famosa da capital madeirense, a Avenida Arriaga. A Marina do Funchal e o Casino da Madeira. E, obviamente, o Museu do Cristiano Ronaldo. Na zona velha do Funchal, reconstruída após as cheias de 2010,  aconselho uma visita ao Museu de Arte Contemporânea, ao Mercado Municipal do Funchal e ao Museu do Bordado da Madeira, onde poderá assistir à arte do bordado e praticá-la. Nas ruas pode ainda apreciar portas e janelas pintadas à mão.
Fora da cidade, a Camacha é uma zona de grande interesse para quem aprecia artesanato. É lá que se encontra o Museu do Vime, uma arte em vias de extinção. No museu, além de estarem expostas peças belíssimas, poderá também andar nos famosos Carrinhos da Madeira.
É o verde quem domina a paisagem, aqui e ali recortada por pequenas povoações, cada uma delas com motivos de interesse diferentes. Os típicos bananais madeirenses ficam na Madalena do Mar. Em Rio Frio conta-se a história do vinho. No Curral das Freiras há degustações de castanhas e licores todo o ano. Na vila piscatória de Câmara de Lobos há um mercado de produtos regionais. As casas típicas da ilha, donas de uma arquitetura única, ficam em Santana; muitas delas  foram adaptadas ao comércio tradicional.
O relevo acidentado da Madeira ora aninha lugarejos em vales profundos, ora permite vistas magníficas a partir dos pontos mais altos das falésias, como é o caso do Cabo Girão. "
Está pensar visitar a ilha? Fale com a Catarina. Ela é especialista em planeamento de viagens.

 Comer

"Há restaurantes um pouco por toda a cidade do Funchal, na zona da Marina multiplicam-se. Tem mesmo que experimentar a febra em Bolo do Caco do Number Two. E um jantar típico madeirense. São servidas sopa de trigo, espetadas de carne, Poncha madeirense e Bolo de Mel. O jantar é acompanhado pelo bailinho da Madeira e pelo corridinho."

Ponta do Sol # a praia de areia negra e a capelinha de Nossa Senhora da Luz #

Vila de São Vicente

Ribeira Brava

Cabo Girão # é o segundo cabo mais alto do mundo #

Porto Moniz # praias artificiais #

Ponta do Sol

Calheta # praias artificiais #

Faial # visite o Museu do Faial e a Casa de Chá do Funchal #

Vista a partir do Miradouro do Pico de Barcelos


Camara de Lobos # vila piscatória # visite o mercado de produtos típicos da ilha 

Camacha # Museu do Vime #

Igreja de São Bento # Ribeira Brava #

Santana # há provas de Bolo de Mel
e Poncha  nas casinhas típicas #


2 comentários: