terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Serra da Estrela # Trilho do Zimbro #


Ainda não havia neve! O azul límpido do céu mergulhava na água. O verde dos zimbrais recortava a imensidão da montanha. Que se perde de vista. Dos pastores, não há sequer sinais. Esta é uma zona de pastoreio, noutras alturas do ano. É a Serra da Estrela que alimenta a produção da um dos melhores queijos nacionais. " E é impossível reproduzi-lo. Há uma planta na serra que lhe confere características únicas." 
Contam-se 1993 metros de altitude, na Torre. Fazia frio. Partimos em direção ao Covão do Alva. Fomos explorar o Trilho do Zimbro, numa iniciativa da Ceira Travel. O zimbro é uma planta típica de zonas de montanha, com altitudes próximas dos 200 mil metros.
No Covão do Alva virámos à direita e continuámos até à Lagoa do Covão das Quilhas. Ali ao lado avistámos a magnífica Lagoa do Serrano. Atravessámos a estrada, perto da Barragem do Covão do Meio, e seguimos em direção ao Vale Glaciar de Manteigas. 
Continuámos a caminhar até às Lagoas da Paixão e dos Passarinhos. Do extremo da Lagoa dos Passarinhos avista-se o Vale da Candieira. E, apetece repetir até à exaustão, isto é lindo. Lindo! Lindo!!! E abraçar o Vale. Como se isso fosse possível.
Queríamos ficar. Mas tínhamos que regressar à Torre, por outros caminhos. Que, houvesse tempo, não faltariam trilhos para explorar. Passámos perto do Cântaro Gordo. E, perdemos de novo o fôlego, quando subimos ao Covão Cimeiro, donde se avista o imponente Cântaro Magro. Lindo. Lindo. Lindo!!!!










 Fotografias by Ceira Travel




Nenhum comentário:

Postar um comentário