terça-feira, 2 de junho de 2015

No mosteiro

Mosteiro de Alcobaça

Assim que entrei lembrei-me da saga "Uma Aventura". Há história, séculos de história gravada nas lajes que revestem o chão. Nas lápides inscritas no pavimento. Há silêncio. Passagens secretas que desembocam ora em pequenos refúgios, ora nos claustros, com vista para o jardim e para o céu, ali tão perto. 
Do silêncio irrompe uma melodia, que parece vinda do alto, e que nos transporta para outros tempos. A música, instrumental, mistura-se com os passos pesados dos monges, com as suas orações à mesa ou em recolhimento. E com os cheiros que vêm da cozinha, donde é oriunda a doçaria conventual, tão afamada em Alcobaça.
Há uma estória de amor dentro de portas. É no Mosteiro de Alcobaça que estão sepultados Pedro e Inês. Os desgraçados amantes encontraram no mosteiro, outrora pertencente à ordem cisterciense, a ùltima morada. Descansam em paz, que é de paz que este local é feito.








Dormitório


Cozinha, do tempo dos monges Cister.






www.mosteiroalcobaca.pt/ -- fique a saber mais sobre o monumento, considerado Património Mundial da UNESCO, e sobre a ordem cisterciense, outrora detentora de grande parte das terras do couto de Alcobaça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário