Mimi no Vale das Túlipas



Era um sonho de menina. Daqueles que nos perseguem a vida toda. Com persistência e dedicação ganhou forma e cor. Muita cor, por sinal. Atrevo-me a dizer que a cor é um dos elementos mais importantes da obra -- é o nosso " Factor X". É aquilo que capta, imediatamente, atenção das crianças. 
Mas, por outro lado, as ilustrações "não esgotam o texto. Funcionam como o motor, desta nossa capacidade fantástica, capaz de nos levar a qualquer lugar, que é a imaginação."

Então e a estória? E as personagens? Quem são? 

" Era uma gatinha choramingava aninhada no canteiro das túlipas. Não podia deixá-la ali. Sozinha não sobreviveria." O abandono e a adopção responsável de animais são os temas centrais que percorre todo o primeiro capítulo da obra. Mas, há muito mais para descobrir -- " folhear o livro é entrar num tempo e num espaço onde ainda existem valores."Ao longo das mais de 50 páginas que compõem o livro, a autora remete os seus pequenos leitores para o universo dos valores sociais e morais como a partilha, a entreajuda, a amizade e o respeito, através de uma fábula.
E nem o incentivo à leitura foi descurado. De uma forma muito curiosa e divertida, a Mimi convida os meninos a conhecerem mais meninos, mais cidades mais músicas, mais países, viajando dentro de um livro.

A acção desenrola-se, ao longo de três capítulos, entre o Bosque dos Castanheiros, o Vale das Tulipas e a cidade grande -- " onde ninguém se conhece, onde ninguém se cumprimenta, onde ninguém perde tempo a olhar o céu"-- e percorre as quatro estações do ano demorando-se no regresso às aulas e no Natal. "Existiu, da parte da autora, a preocupação de localizar a estória no tempo e no espaço, de modo facilitar a compreensão, aliás a obra é de fácil e muito agradável leitura".
À Mimi vão juntar-se muitas outras personagens, riquíssimas --"o livro é uma lição de vida para os mais pequenos." Um cientista apaixonado por ciências naturais. O Ramiro, o preguiçoso. O pastor Timóteo " que fazia queijinhos deliciosos, daqueles que se derretem na boca." A doce mãe Gina. E muitas outras...

                                      Opiniões que contam

"Finalmente consegui ler o livro! Acho que está muito bem conseguido: tem uma mistura de cultura geral, sentimentos, valores e ficção. Faz-nos voltar a ser crianças e a sentir uma vontade incontrolável de fazermos parte da história, de entrarmos dentro do livro e de nos fundirmos com os cenários descritos." 

"A linguagem é sensorial -- uma linguagem de sentidos, metafórica e imagética -- uma espécie de escrita de grau zero, simples mas altamente cativante. A minha Joana quer sempre que lhe leia mais uma página, nunca se cansa." 

Vamos viajar até ao Vale das Tulipas?

Pode encomendar o seu livro através do Facebook, da página da Chiado Editora,  da Bertrand, ou da Wook, e acompanhar as novidades aqui:








Nenhum comentário:

Postar um comentário