quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Quinta das Lágrimas # a quinta dos amores #


Fonte dos Amores.

As filhas do Mondego a morte escura
Longo tempo chorando memoraram,
E por memória eterna, em fonte pura
As lágrimas choradas transformaram.
O nome lhe puseram, que, inda, dura,
Dos amores de Inês, que ali passaram.
Vede que fresca fonte rega as flores,
Que lágrimas são a água e o nome Amores.
Luís Vaz de Camões, in Lusíadas.


Cano dos Amores

"Estavas, linda Inês, posta em sossego",
Tanto há de belo, como de puro e de trágico no lugar e na lenda que o habita. Está gravada, a sangue, a história de Pedro e Inês, na Fonte dos Amores, na Quinta das Lágrimas. Reza a lenda, que as águas da fonte são as lágrimas choradas pela linda Inês, antes de morrer. E, que o vermelho vivo, que reveste a rocha, é o seu sangue.
A aia galega, por quem o príncipe se perdeu de amores, habitava o Paço do Convento de Santa Clara-a-Velha, e dizem que recebia cartas de seu amado através de um pequeno canal de água, que saindo da quinta desaguava ao lado do convento. Foi-lhe roubada a vida, na ausência de D. Pedro, por três algozes ao serviço do rei. E foi coroada rainha depois de morta.
A Quinta das Lágrimas fica na margem esquerda do rio Mondego, em Coimbra. O palácio do século XVIII, que acolheu figuras como o Duque de Wellington e o rei D. Miguel, foi transformado num Small Luxury Hotels of the World. Mas, mais do que o luxo, mais do que a cozinha requintada e mais do que a história, é o romantismo do palácio e do jardim, apelidado de Jardim Romântico, que transforma a quinta num dos lugares mais bonitos da cidade e no refúgio perfeito para casais apaixonados; tal como o foi, outrora, para Pedro e Inês.

 Anfiteatro da  Colina de Camões

Portal neo-gótico.






COMER, AMAR E PASSEAR

hotel recria e oferece três ambientes diferentes, os quartos dividem-se entre o palácio, os jardins e o SPA. Os quartos do palácio reúnem o charme e o romantismo do passado, os do jardins abrem-se para a frescura do "Museu Vegetal" e para a Fonte dos Amores. Os quartos do SPA, modernos e relaxantes abrem-se tanto para os jardins como para a cidade, oferecendo vistas magníficas.
A cozinha, que se divide pelos restaurantes Arcadas e Pedro e Inês, recria os sabores típicos da região, acrescentando-lhe um toque de elegância. O Chef sugere que os acompanhe com um dos vinhos da vasta coleção da Quinta das Lágrimas; o destaque vai para o Pedro & Inês, proveniente da união de uma casta masculina com uma casta feminina.
Nos jardins há jogos de luz e sombra, proporcionados pela diversidade paisagística. As árvores centenárias convivem com exuberantes plantações de bambu, criando uma atmosfera sombria, rasgada pela luz solar que banha o relvado, iluminando o caminho até à Fonte dos Amores. Há recantos bucólicos. E mensagens de amor gravadas nas rochas e nos troncos, um pouco por todo o lado.
                                         Bem-vindos à Quinta dos Amores!




Os jardins estão abertos a visitas. [ não está implicada a estadia no hotel]





Nenhum comentário:

Postar um comentário