quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Santa Cruz # mais um belíssimo café #


Café Santa Cruz, Praça 8 de Maio Coimbra. A inauguração do luxuoso café em 1923 foi notícia em todos os periódicos da altura.

O Outono tem destas coisas. Antes que os últimos raios de Sol se percam no horizonte, há quem teime, tal como eu, e como se isso fosse possível, prendê-los numa esplanada diante de uma chávena de café e de um livro. E, se há esplanadas onde os livros são bem-vindos, esta é uma delas.
Fica no coração da baixa coimbrã, na Praça 8 de Maio, e pertence ao histórico Café Santa Cruz, inaugurado em 1923. O sol demora-se por aqui, a literatura tem as portas abertas e servem uns doces de origem monástica maravilhosos, os crúzios, herança dos cónegos que habitaram o Mosteiro de Santa Cruz. Perfeito!
O café está instalado no edifício que, outrora, albergou a Igreja Paroquial de São João das Donas. A fachada original, singela, deu lugar a uma fachada neo-manuelina com vitrais, concebida pelo arquitecto João Inácio dos Santos. Da igreja conservam-se, ainda, os tetos em abóbada de nervuras. No interior sobressaem o bom gosto e a harmonia entre as madeiras, ricas em pormenores, e a austeridade dos mármores.
E, passeando os olhos pelo interior do café parece-me que os senhores do UCityGuides que avaliaram o Majestic como "o mais deslumbrante café da nação ", não passaram por Coimbra, nem tiveram oportunidade de o conhecer. Que lhe assenta bem o título, mas terá de o dividir com o Santa Cruz, inevitavelmente. O serviço também é de excelência. As portas, também, continuam abertas à cultura, hábito próprio dos cafés com História. Há espaço para a leitura, para o debate e para as tertúlias informais; para a projeção de documentários, para a apresentação de livros e para canção de Coimbra. E a elegância também cá mora.

-- Um café e um crúzio, por favor!



O Santa Cruz respira a harmonia própria dos cafés com História, que já conta com 90 anos. 



Crúzio, especialidade da casa.








Nenhum comentário:

Postar um comentário