quarta-feira, 11 de novembro de 2015

São Martinho # doces com castanhas e vinho #



 Não adormecesse o Sol tão cedo e pouco ou nada havia que nos lembrasse que o Inverno está à porta. Às seis da tarde é noite cerrada. É hora de acender a lareira. A pouco-e-pouco a casa enche-se de gente. Que bom!!! E, já só se fala em castanhas, "no São Martinho comem-se as castanhas e prova-se o vinho", diz a minha avó pela centésima vez." Sabes filha no meu tempo as castanhas assavam-se no lume de chão com agulhas. E só se comiam em Novembro."
Tem razão a minha avó. Mudaram-se os tempos. Mudaram-se os hábitos. E, ainda ela não sabe, que esta noite além de castanhas assadas vou levar à mesa doces cujos ingredientes principais são a castanha. e o vinho. Modernices, dir-me-à. 
As receitas são do Chef Valdemar e vão do bolo, às queijadas e às trufas de castanhas. O vinho entra na gelatina, que na hora da confeção tem prioridade uma vez que precisa de solidificar. São precisas 6 folhas de gelatina, 5dl de vinho do Porto e 80gr de açúcar. Ferve-se o vinho do Porto com o açúcar e adicionam-se as folhas de gelatina, previamente demolhadas, sem desligar o lume por mais dois minutos.
Para as trufas. Cozi as castanhas [8] com canela, erva-doce e açúcar [q.b]. Enquanto as castanhas arrefeciam, derreti o chocolate branco [q.b] em banho-maria. Depois mergulhei as castanhas no chocolate e uma segunda vez em coco ou em chocolate em pó. 
O bolo de castanhas é super simples. Bati 100gr de manteiga com 230gr de açúcar e 5 gemas. Adicionei 400gr de puré de castanhas, previamente cozidas, 2 colheres de chá de fermento em pó e 5 claras batidas em castelo. E foi ao forno a 180 graus.
As queijadas, adoro queijadas. Preparei a base com 250gr de farinha, 1dl de água e 75gr de manteiga. Para o recheio fiz uma calda com 250gr açúcar, 1 colher de sopa de mel e 1dl de água, que ferveu durante 5 minutos. Juntei o puré de 200gr de castanhas e deixei arrefecer. Já com o preparado frio, adicionei 6 ovos. E levei ao forno 20 minutinhos a 170 graus.


Queijadas de Castanhas by Valdemar Onofre


Depois do jantar levei à mesa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário