terça-feira, 24 de novembro de 2015

De Santa Catarina à Muralha # o meu Porto é lindo #

Rua de Santa Catarina, Porto

Santa Catarina é a rua mais comercial do Porto e uma das mais movimentadas. A aproximação do Natal complica ainda mais as coisas. Já há gente à procura de presentes, talvez tenham razão, daqui a mais uma ou duas semanas será quase impossível circular ou comprar alguma coisa sem esbarrar em alguém. Mas, eu prefiro esperar pela abertura oficial da época natalícia na cidade, agendada para a próxima sexta.
Entre as lojas, as dezenas de lojas de grandes marcas, o comércio tradicional, os vendedores e os artistas de rua, há duas casas que merecem uma visita mais demorada, o Majestic, considerado um dos mais belos cafés da nação, e a Fnac, para quem, como eu, gosta de livros.
Do conjunto arquitetónico destaca-se a Capela das Almas, construção que data do século XVIII, famosa pelo seu revestimento exterior de azulejos de Eduardo Leite, executados em 1929 pela Fábrica de Cerâmica Viúva de Lamego. Na azulejaria estão representadas cenas da vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina, virgem egípcia de sangue real martirizada no Monte Sina.

Capela das Almas, Rua de Santa Catarina.

No sentido oposto à Capela das Almas, a rua conduz à Praça da Batalha e à Igreja de Santo Idelfonso, que também data do século XVIII e que também está revestida por azulejos, neste caso de Jorge Colaço. Os azulejos retratam cenas da vida de Santo Idelfonso e a Eucaristia. Além da igreja, fica na Praça, um dos mais recentes hotéis da cidade, o Moov Hotel Porto, instalado num edifício centenário, ao estilo Art Déco. Alguns metros adiante cruzei-me com o histórico Teatro de São João.  Que, nos dias em que as compras não fazem parte dos meus planos, este é o meu passeio preferido.
Porquê? Ora Porquê! Descendo da Praça da Batalha à Muralha Fernandina, cintura medieval da cidade, que tantas vezes passa despercebida, vê-se o rio. E eu não me canso de ver o rio!

Igreja de Santo Idelfonso, Praça da Batalha.



Muralha Fernandina ao lado do tabuleiro superior da ponte D. Luís I

Vista a partir de Muralha


Nenhum comentário:

Postar um comentário