quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

É Natal # comecei a época a namorar as ruas do Porto #

Avenida dos Aliados, Porto, Dezembro de 2015

Caiu a noite. O frio não dá tréguas. Aquele friozinho, quase delicioso de Dezembro, que parece trazer cada vez mais gente às ruas. Há quem faça compras. E, há quem, como eu, namore a cidade engalanada. É um dos meus maiores prazeres natalícios andar pelas ruas. Que repito ano após ano, como se de um ritual se tratasse. E, para que o prazer fosse, ainda mais absoluto, haveria de poder percorrer todas as cidades, vilas e aldeias e descobri-las mergulhadas na espírito do Natal. Que torna as coisas ainda mais belas.
O senhor Júlio estava lá, no mesmo lugar de sempre, à saída do metro do Bolhão. Cumprimentou-me com um sorriso sincero e meia dúzia de palavras, que aliás dispensa a todos os clientes. Meteu-me as castanhas no cartucho feito de jornal, e, eu devolvi-lhe o sorriso.
Há muita gente em Santa Catarina. E, ainda mais nas lojas, são na maioria mulheres, também elas engalanadas, metidas nos seus longos sobretudos encarnados, brancos ou negros. Apresso o passo. Que é tempo perdido tentar namorar a rua com tanta gente. Quase não há espaço para dispensar atenção aos pormenores. Vou espreitar a árvore. Que a esta hora a Avenida já se adivinha mais tranquila. Sento-me. E fico por ali, a sonhar como sempre. Que o meu Natal é feito de sonhos desde menina.

Avenida dos Aliados, Porto
Clérigos
Passeio dos Clérigos
Intercontinental, Palácio das Cardosas
Rua das Flores



A programação de Natal no Porto arrancou na passada sexta-feira e prolonga-se até dez de Janeiro. Um dos momentos altos da festa contempla o concerto de Pedro Abrunhosa, na noite de passagem de ano.







Nenhum comentário:

Postar um comentário